Sobrancelha ou Sombrancelha? Qual é o Correto?

Sobrancelha ou Sombrancelha

Confundir sombrancelha com sobrancelha é mais comum do que você imagina. Tão comum que quando fui registrar a marca SOBRANCELHA IDEAL com uma amiga, mesmo passando o nome certo para a consulta, ela retornou a consulta com o nome errado. Certamente ela sempre se confundiu, escrevia e falava da forma errada, mas nunca buscou saber qual era a forma correta. Diferente de você, que está aqui para esclarecer de uma vez por todas essa dúvida. Parabéns!

Segundo o Google, mais de 40.500 pessoas buscam por sombrancelha e 135.000 pessoas buscam por sobrancelha todos os meses no buscador, ou seja, mais de 23% das pessoas escrevem da forma errada.

Se você prestou atenção dos parágrafos acima, já percebeu que a forma correta de se escrever é sobrancelha e não sombrancelha.

Mas afinal, por que as pessoas confundem sobrancelha com sombrancelha?

Segundo o dicionário Dicio, “A errada pronúncia de sombrancelha em vez de sobrancelha é um erro de fonética e se deve à assimilação do traço da vogal nasal da segunda sílaba (an), havendo uma errada extensão desse traço de nasalidade para a primeira sílaba. O fenômeno linguístico da assimilação da nasalidade de um fonema anterior ou posterior é frequente no português. São considerados erros de ortoépia, ou seja, erro na correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. No caso de sobrancelha, erradamente se pronuncia um m depois da primeira sílaba.”

Entendeu?

Eu confesso que fiquei mais confusa ainda com essa explicação… rs.

Resumindo para uma linguagem mais simples, quando falamos SOBRANCELHA, muitas vezes acabamos confundindo com a silaba (AN), trazendo esse som de M erradamente para primeira silaba.

Uma forma de memorizar e nunca mais se confundir qual é a forma correta, é relacionar a sobrancelha com a visão (olhos), e não com o som (ouvidos), ou seja, nada de SOM na SObrancelha.